Menu Mobile CONHEÇA A FUNDAÇÃO OSESP

Festival de Inverno Campos do Jordão

Festival de Inverno Campos do JordãoFestival de Inverno Campos do Jordão

Sala de Imprensa

Releases


FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO CHEGA À 53a EDIÇÃO COM PROGRAMAÇÃO 100% GRATUITA

Evento, que acontece entre 1 e 30 de julho, terá mais de 60 concertos em três locais de Campos do Jordão e na Sala São Paulo;

Módulo Pedagógico oferece 135 bolsas de estudo integrais para instrumentistas e regentes, com atividades que incluem prática orquestral, música de câmara e música antiga.

Reconhecido como o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina, o Festival de Inverno de Campos do Jordão chega à sua 53a edição em 2023 – ele não ocorreu apenas em 2020, devido à pandemia do coronavírus. A programação artística acontece de 1 a 30 de julho e estará distribuída entre as cidades de Campos do Jordão – com três palcos – e a Sala São Paulo. O Festival é realizado pela Fundação Osesp e pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Serão mais de 60 concertos, todos eles com entrada gratuita, divididos entre três locais da cidade da Serra da Mantiqueira: o adorado Auditório Claudio Santoro (apresentações de sexta a domingo); o popular Parque Capivari (sábados e domingos); e a bela Capela São Pedro, localizada no Palácio Boa Vista (sábados e domingos). A Sala São Paulo também terá uma agenda de apresentações, distribuídas entre a Sala do Coro (de terça a quinta, com ênfase em performances de Artistas do Festival) e a Sala de Concertos (sábados e domingos).

Destacam-se, na programação artística em Campos do Jordão, concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp na abertura (com seu Diretor Musical Thierry Fischer e o pianista britânico Stephen Hough, dia 1o/jul) e no penúltimo dia do evento (com a regente mexicana Alondra de la Parra e o violoncelista americano- brasileiro Gabriel Martins, dia 29/jul); da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, regida por Fabio Mechetti, celebrando os 150 anos de nascimento de Rachmaninov (07/jul); da Orquestra Filarmônica de Goiás, sob a batuta de Neil Thomson, em um programa com compositores brasileiros (15/jul); do Coro da Osesp com a maestra Sofi Jeannin cantando as Luzes do Ártico (22/jul); e da Camerata Antiqua de Curitiba, com orquestra e coro interpretando o oratório Joshua, de Haendel (28/jul). Teremos também uma variedade de grupos paulistas, incluindo a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, a Orquestra Experimental de Repertório, a Orquestra do Theatro São Pedro, a Osusp, a Sinfônica de Campinas e a GRU Sinfônica.

No módulo pedagógico, o Festival receberá, ao todo, 135 alunos e 42 professores. Os bolsistas terão, nesta edição, duas semanas de prática orquestral e duas de música de câmara. Receberemos dois grandes nomes camerísticos do Reino Unido: o Brodsky Quartet, que toca a integral dos 15 Quartetos de Cordas de Shostakovich com os estudantes; e o quinteto de sopros London Winds, que permanece por uma semana participando de atividades educativas e artísticas. Os maestros convidados serão o alemão Henrik Schaefer e a indonésia Rebecca Tong, que encerra a programação à frente da Orquestra do Festival com a estreia mundial de uma obra de Rafael Marino Arcaro e tocando também a Quinta Sinfonia de Mahler.

Os bolsistas atuarão, ainda, em um programa que inclui a estreia brasileira do Ballet Mécanique, de George Antheil, e Les Noces, de Stravinsky, com participação do Coral Paulistano e de quatro pianos, liderados pelo brasileiro radicado na Alemanha Paulo Álvares. Já os alunos de regência farão um concerto no Parque Capivari à frente da GRU Sinfônica. A Sala São Paulo também terá bons concertos aos fins de semana,

page2image43876928

como os da Orquestra do Festival (09 e 29/jul, ambos com transmissão ao vivo no YouTube do Festival); das Filarmônicas de Minas Gerais (08/jul) e de Goiás (16/jul); e da Camerata Antiqua de Curitiba (29/jul), entre outros.

E, por fim, haverá a entrega do tradicional Prêmio Eleazar de Carvalho, cujo nome homenageia o maestro criador do Festival de Campos do Jordão e celebra o músico- bolsista de maior destaque do evento. Parceiro do Festival há muitos anos, o emblemático Hotel Toriba terá uma programação paralela com 16 concertos divididos entre o Palco Scenico e a Sala da Lareira. A programação completa desta edição do Festival pode ser acessada em seu site oficial.

“Estamos saindo de um período de três anos de grandes dificuldades, no nível pessoal e institucional, com mudanças em todo o panorama da música orquestral no mundo, e agora enfrentamos questões que não eram tão prementes antes da pandemia. Nosso amor, dedicação e consciência da importância daquilo que produzimos, que é a música de concerto, nos leva a fazer acontecer este evento e a formação dos estudantes proporcionada por ele. Por isso, esta edição do Festival de Inverno promete ser tão brilhante, intensa e densa quanto edições anteriores”, afirma o Coordenador Artístico- Pedagógico do Festival, Fabio Zanon.

“A Fundação Osesp realiza o Festival desde 2012, mas nossa história está intimamente ligada à do evento – a maior parte de nossos músicos foram alunos, e, antes de termos a Sala São Paulo como residência, Campos do Jordão foi a casa da Orquestra por décadas, a cada inverno”, conta Marcelo Lopes, Diretor Executivo da Fundação Osesp. “O Festival movimenta a economia na região da Serra da Mantiqueira, leva ao público uma programação de altíssima qualidade e, nesses mais de 50 anos, enriquece enormemente o cenário da música clássica no país, além de promover inúmeras interlocuções ao redor do mundo (com seus alunos e professores)”, completa.

“Para a edição deste ano do Festival de Inverno, nosso foco é oferecer ao público a melhor programação possível de maneira totalmente gratuita, levando em consideração o impacto que a pandemia da Covid-19 teve em todo o setor cultural e, sobretudo, no funcionamento das orquestras”, afirma a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton. “Por isso, o Governo do Estado de São Paulo está 100% comprometido com a viabilização dos concertos e do programa pedagógico, que está historicamente atrelado ao Festival”, finaliza.

PRÊMIOS E BOLSAS

O Prêmio Eleazar de Carvalho contemplará o/a bolsista que mais se destacar nessa edição, concedendo a ele/a uma bolsa de US$ 1.400 mil (um mil e quatrocentos dólares) mensais para estudar por um período de até nove meses em uma instituição estrangeira de sua escolha, além de ter cobertas as despesas de translado entre o

page3image43890368 page3image43890560

Brasil e o exterior. A Fundação Osesp poderá premiar outros bolsistas que se destacarem durante as atividades com bolsas na Academia de Música da Osesp.

SOBRE O FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPOS DO JORDÃO

Criado em 1970 pelos maestros Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri e Souza Lima, o Festival de Campos do Jordão combina, com excelência, uma programação de música de concerto a um trabalho pedagógico amplo e qualificado. Ao longo de suas 52 edições, o evento, atualmente realizado no Inverno e também no Verão, se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina, oferecendo aos bolsistas a vivência com importantes nomes da música nacional e internacional e, paralelamente, uma programação cultural de qualidade, que beneficia não somente a cidade de Campos do Jordão (SP) como todo o seu entorno, ampliando as oportunidades de acesso à música erudita.

REALIZAÇÃO

O 53o Festival de Inverno de Campos do Jordão tem direção executiva de Marcelo Lopes e coordenação geral de Fabio Zanon. O Festival conta o patrocínio da Sabesp e do Instituto Cultural Vale e apoio da Montana Química Ltda., por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, parceria com ACE Campos e Fritz Dobbert, e promoção de Folha de S.Paulo, 29Horas e Band Vale. Apoio Institucional: Prefeitura de Campos do Jordão. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.

AMIGOS DO FESTIVAL

Desde 2013, a Fundação Osesp conta com a colaboração de uma rede de estabelecimentos comerciais da cidade de Campos do Jordão, que contribui para a divulgação de informações sobre a programação de concertos. Esses estabelecimentos recebem um selo que os identifica como Amigos do Festival e mostra engajamento com um dos mais tradicionais projetos culturais da cidade.

| SERVIÇO |

53o Festival de Inverno de Campos do Jordão Data: 1 a 30 de julho [Módulo Pedagógico: 2 a 30/jul]

Ingressos: Entrada gratuita, com retirada de ingressos neste link a partir de 5 dias antes de cada apresentação, limitada a 4 ingressos por pessoa. Haverá distribuição de ingressos remanescentes no dia das apresentações, na bilheteria, 1h antes do início, conforme lotação do espaço.

page4image43862080 page4image43862272

Locais (Campos do Jordão e São Paulo):

AUDITÓRIO CLAUDIO SANTORO – Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1.880, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão, SP. Tel. (12) 3662-2334. 814 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: somente em dias de concerto, a partir de 2h30 antes do início da apresentação.

PARQUE CAPIVARI – R. Eng. Diogo José de Carvalho, 1291, Capivari, Campos do Jordão, SP. 500 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 20h.

PALÁCIO BOA VISTA – CAPELA SÃO PEDRO APÓSTOLO

Av. Adhemar Pereira de Barros, 3001, Jardim Dirce, Campos do Jordão, SP. 90 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 17h.

SALA SÃO PAULO – SALA DE CONCERTOS

Praça Júlio Prestes, 16, Térreo, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel. (11) 3367-9500. 1.484 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h.

SALA SÃO PAULO – SALA DO CORO

Praça Júlio Prestes, 16, 2o andar, Campos Elíseos, São Paulo, SP. Tel. (11) 3367-9500. 150 lugares. Gratuito. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 18h.