Com mais de 60 concertos gratuitos, o Festival de Inverno chega à 54ª edição
15-06-2024
Reconhecido como o maior e mais tradicional evento de música clássica da América Latina, o Festival de Inverno de Campos do Jordão chega à 54ª edição, com mais de 60 concertos gratuitos, distribuídos entre a cidade sede do evento, na Serra da Mantiqueira, e a capital paulista.
Como é tradição, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp e seu Diretor Musical e Regente Titular, Thierry Fischer, sobem ao palco do Auditório Claudio Santoro para a abertura (29/jun), com obras de Brahms e Villa-Lobos no programa. Entre os destaques da programação, três grupos sinfônicos de fora do Brasil fazem parte das atrações: a Orquestra Sinfônica de Ñuble, do Chile (7/jul), a Orquestra Juvenil Nacional do Sodre de Montevidéu, doUruguai (19/jul) e a Sinfônica Nacional da Colômbia (26/jul).
Do Brasil, receberemos novamente nomes como a Orquestra Jovem do Estado – Ojesp com seu regente titular, Cláudio Cruz, interpretando a Sinfonia nº 4 da norte-americana Florence Price, uma obra raramente tocada no Brasil (30/jun); a Orquestra Experimental de Repertório – OER dirigida por Wagner Polistchuk (30/jun); a Orquestra Sinfônica da Usp – Osusp regida por seu novo maestro, Tobias Volkmann (05/jul), e convidando o jovem violinista Nathan Amaral; e as Sinfônicas de Campinas, Sorocaba, Mogi das Cruzes, Santos, Indaiatuba, Jundiaí e Guarulhos. A Jazz Sinfônica, a São Paulo Big Band e muitos outros grupos renomados do Brasil também marcam presença.
ORQUESTRAS DO FESTIVAL
Considerado o “coração” do Festival, o Módulo Pedagógico oferece nesta edição 137 bolsas de estudo integrais a jovens músicos, que também se apresentam em diversos concertos agendados em todos os palcos, com três formações: a Orquestra do Festival, a Orquestra Bach e a Camerata; além dos grupos de câmara, que se apresentam na Sala do Coro, da Sala São Paulo, e em espaços da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde se concentram as aulas durante o mês imersivo de estudos.
MÚSICA DE CÂMARA
Na programação dedicada à música de câmara, também veremos duas atrações internacionais: os ingleses do Quarteto Piatti, que apresenta um emocionante programa com música dedicada às Américas – como os quartetos Americano, de Dvorák, e Crisantemi, de Giacomo Puccini, por ocasião do centenário de morte deste compositor (12/jul); e o conjunto de metais Geneva Brass Quintet, que vem de Genebra, na Suíça, e desenvolverá também um trabalho junto dos bolsistas (09/jul).
PREMIAÇÃO
Como também é tradição, ao final do evento haverá a entrega do Prêmio Eleazar de Carvalho, cujo nome homenageia o maestro criador do Festival de Campos do Jordão e celebra o músico-bolsista de maior destaque do evento com uma bolsa de estudos de US$ 1.400 mensais para estudar por um período de até nove meses em uma instituição estrangeira de sua escolha, além de ter cobertas as despesas de translado entre o Brasil e o exterior. A Fundação Osesp poderá premiar outros bolsistas que se destacarem durante as atividades com bolsas na Academia de Música da Osesp.
REALIZAÇÃO
O evento tem direção geral de Marcelo Lopes, coordenação artístico-pedagógica de Fabio Zanon, direção pedagógica de Rogério Zaghi e coordenação de planejamento artístico de Gabriela de Souza. A coordenação de produção executiva e técnica é de Alessandra Cimino.