Artistas e Professores
Fabio Martino
Piano
Fabio Martino se destaca no cenário musical internacional por meio de suas interpretações apreciadas pelo público e muito elogiadas pela crítica especializada. Seus CDs lançados alcançam regularmente o top 10 nos charts como “Top Album Classics” e recebem as melhores notas e prêmios das principais revistas internacionais.
A sua ousadia e versatilidade refletem-se não somente na sua discografia, que já conta com sete álbuns, mas também na seleção do repertório que executa. Como solista, Fabio Martino toca concertos para piano e orquestra dos mais famosos compositores como Prokofiev, Rachmaninoff, Beethoven, Mozart, Gershwin, Tchaikovsky, Ravel, Bártok e muitos outros nas principais salas de concerto do mundo. Além disso, também inspira e entusiasma o público com obras menos executadas, como por exemplo concertos de Villa-Lobos, Medtner, Bortkiewicz, Guarnieri ou Mignone.
Em 2024, Martino lançou dois álbuns: um solo, com obras dos compositores Nikolai Medtner e Sergei Bortkiewicz, em coprodução com a rádio alemã SWR, e um álbum com a orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP. Este último terá as quatro “Fantasias Brasileiras” e também a “Burlesca e Toccata” do compositor Francisco Mignone – selo NAXOS.
Sua maestria e carisma especial no palco são mostrados também em diversas produções de teatro, filme e TV, além de gravações ao vivo para as rádios brasileiras, alemãs e a BBC. A encargo da ARTE e da ZDF, gravou a trilha do filme “Beethoven” em 2020.
Críticos já comparam Fabio Martino com Nelson Freire, Martha Argerich, Claudio Arrau e Sviatoslav Richter e o relacionam inclusive com Vladimir Horowitz.
Fabio Martino é professor de piano e solista da Orquestra do Festival nesta edição.
Voltar