Menu Mobile CONHEÇA A FUNDAÇÃO OSESP

Festival de Inverno Campos do Jordão

Festival de Inverno Campos do JordãoFestival de Inverno Campos do Jordão

Artistas e Professores

Artistas e Professores


Clélia Iruzun

Piano

Com sua combinação única de um colorido espírito brasileiro e profunda musicalidade, a pianista Clélia Iruzun firmou-se como uma das artistas mais empolgantes que chegaram ao cenário internacional nos últimos anos. Clélia já tocou mais de 30 concertos para piano e orquestra, incluindo grandes obras clássicas e românticas, como também de importantes compositores espanhóis e latino americanos.

Clélia inicialmente estudou na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro e seguidamente na Royal Academy of Music em Londres onde se formou com o Recital Diploma. Ganhou também vários prêmios notáveis em competições internacionais. Posteriormente trabalhou com vários eminentes virtuoses, incluindo Nelson Freire, Jacques Klein, Stephen Kovacevich e Fou Ts’Ong, e mais particularmente com a altamente distinta pianista e pedagoga brasileira Mercês de Silva Telles em Paris. Notáveis compositores brasileiros dedicaram obras a Clélia, incluindo Francisco Mignone, Arnaldo Rebello e Marlos Nobre.

Como solista Clélia Iruzun vem atuando internacionalmente, tendo se apresentado em toda a Europa, Américas e Ásia, incluindo concertos no Grand Theatre em Xangai (onde o seu recital foi eleito “um dos dez melhores concertos do ano”), o Forbidden City Concert Hall em Pequim, Konserthusets em Gotemburgo e Estocolmo, Poznan Philharmonie, State Opera de Praga, Fundação Stavros Niarchos em Atenas e Queen Elizabeth Hall, Cadogan Hall, Purcell Room e Wigmore Hall em Londres. Clélia também realiza turnês anuais no Brasil, tocando nas principais salas como a Sala São Paulo, Sala Minas Gerais e Teatro Municipal do Rio de Janeiro e São Paulo, como em festivais e séries de seu país natal. Frequentemente aparece em transmissões de rádio e televisão em muitos países, incluindo a BBC Radio 3 na Inglaterra.

Clélia estreou obras de importantes compositores brasileiros como Francisco Mignone, Heitor Villa-Lobos, Henrique Oswald, Marlos Nobre, João Guilherme Ripper, Radamés Gnattali em muitos países em vários continentes e também fez estréias sul americana de importantes obras de compositores ingleses, como Arnold Bax e York Bowen.

Gravações de Clélia no selo internacional SOMM incluem dois aclamados volumes da música de piano de Federico Mompou. Gravou também os Concertos para Piano e Orquestra de Francisco Mignone e Isaac Albéniz com a Royal Philharmonic Orchestra regida por Jac van Steen – disco nomeado para o International Classical Music Awards e saudado pela International Piano.

Voltar