Em 2025, o Festival receberá, ao todo, 141 alunos e 82 professores. os bolsistas terão duas semanas de prática orquestral e duas semanas de música de câmara, música antiga e camerata, totalizando aproximadamente 1.200 horas-aula.
Cursos
Destinado prioritariamente a quartetos de cordas, quintetos de sopros e quintetos de metais, mas também grupos de câmara mistos, com ou sem piano, com instrumentação a partir de três integrantes. Os concertos serão realizados em São Paulo (SP) e/ou Campos do Jordão (SP).
Destinado à interpretação historicamente informada, com a presença de instrumentistas que tocam instrumentos antigos e cantores, nos seguintes formatos:
- Grupo Instrumental: formado por instrumentos antigos; realizará, ao menos, um programa a ser apresentado durante o Festival. O propósito desse segmento é atender a músicos de instrumentos antigos que buscam aperfeiçoamento e aprofundamento na interpretação da música composta até o século XVIII por meio da execução historicamente informada que se aproxima dos preceitos estilísticos da época;
- Madrigal: formado por cantores dedicados ao repertório composto até o século XVIII.
Orquestra de formação clássica que realizará, ao menos, um programa a ser apresentado durante o Festival em São Paulo (SP) ou Campos do Jordão (SP).
Orquestra sinfônica que realizará dois programas durante o Festival, sob a regência de grandes nomes da regência internacional. Os concertos serão realizados em São Paulo (SP) ou Campos do Jordão (SP).
Destinado a regentes, que acompanharão as atividades da Camerata e da Orquestra do Festival, mencionadas acima.
Destinado a instrumentistas com interesse em solo, mas também música de câmara e repertório orquestral.
Limite de idade:
Instrumental: 16 a 30 anos
Voz: 16 a 35 anos
Regência: 16 a 35 anos
A 55ª edição do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão oferecerá até 141 (cento e quarenta e uma) bolsas de estudo integrais para instrumentistas, cantores e regentes brasileiros ou estrangeiros.