O Festival
Em mais 50 anos de história, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão Dr. Luís Arrobas Martins se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina. Conhecido e respeitado internacionalmente, ele é passagem obrigatória de conceituados artistas de todo o mundo. Ao longo de sua história, nomes do porte de Eleazar de Carvalho, Magda Tagliaferro, Yehudi Menuhin, Hugh Ross, Mstislav Rostropovich, Michel Philippot, Kurt Masur, Dame Kiri Te Kanawa, Trio Beaux Arts, Ysaÿe Quartet e Le Poème Harmonique, entre muitos outros, brilharam nos palcos e classes do Festival.
Nas mais recentes edições, fizeram parte da programação os regentes Marin Alsop, Carlos Kalmar, Claudio Cruz, Giancarlo Guerrero, entre outros; os pianistas Nelson Freire, Ewa Kupiec e Nelson Goerner, o trompetista Ole Edvard Antonsen, os violoncelistas Antonio Meneses e Johannes Moser, os violinistas Boris Brovtsyn, Sarah Chang, Hagai Shaham, grupos como Aulus Trio, Trio Smetana e muito mais.
Além da apresentação em concertos, esses grandes artistas também fazem parte da programação pedagógica do Festival, dando aulas e masterclasses a jovens músicos. Anualmente, estudantes de música de diferentes partes do mundo – sobretudo do Brasil, América Latina e América do Norte – escolhem o Festival de Campos do Jordão para se aperfeiçoarem. Renomados artistas brasileiros foram bolsistas em edições anteriores e reconhecem a importância do Festival no caminho para a profissionalização.
Hoje, o Festival tem público direto de dezenas de milhares de pessoas. Por seus palcos passam mais de três mil artistas, e suas aulas são ministradas por mais de uma centena de músicos do primeiro escalão mundial.
O Festival de Campos do Jordão é uma realização da Fundação Osesp, do Governo de Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução. Pela da Fundação, o evento tem Marcelo Lopes na Direção Executiva, Fabio Zanon na Coordenação Artístico-Pedagógica, Rogério Zaghi na Direção Pedagógica, Gabriela de Souza na Coordenação de Planejamento Artístico e Alessandra Cimino como Coordenadora de Produção Executiva e Técnica.
Festival de Verão
Em 2022 e 2023, o Festival de Campos do Jordão aconteceu também no Verão — além de manter a tradicional agenda artístico-pedagógica no Inverno, em julho — e com um novo formato. Na 1ª edição, ao longo de três semanas, entre 22 de janeiro e 13 de fevereiro, ofereceu mais de 50 apresentações musicais divididas em dois eixos, Música Popular Instrumental e Música Erudita Contemporânea, além de contar com um núcleo pedagógico em formato original, pensado para contemplar as particularidades destes diferentes campos artísticos.
A 2ª edição aconteceu entre 30 de janeiro e 18 de fevereiro, com oferta de 34 apresentações gratuitas, divididas nos eixos Música Popular e Música Clássica. O núcleo pedagógico foi dedicado a grupos musicais já existentes ou constituídos exclusivamente para o Festival.
Festival Coral
O Festival Coral de Campos do Jordão contou com duas edições (2014 e 2015), que antecederam o Festival de Inverno de Campos do Jordão nestes anos. Neles, foram oferecidas quase 60 bolsas de estudo, sendo seis vagas destinadas para o curso de Regência Coral e cinquenta para o curso de Canto Coral. Podiam ser inscritos alunos brasileiros e estrangeiros (em situação regular e com residência fixa no Brasil ou qualquer país da América Latina) com idade entre 18 e 35 anos.