Menu Mobile CONHEÇA A FUNDAÇÃO OSESP

Festival de Inverno Campos do Jordão

Festival de Inverno Campos do JordãoFestival de Inverno Campos do Jordão

O Festival

O Festival


Em mais 50 anos de história, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão Dr. Luís Arrobas Martins se consolidou como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina. Conhecido e respeitado internacionalmente, ele é passagem obrigatória de conceituados artistas de todo o mundo. Ao longo de sua história, nomes do porte de Eleazar de Carvalho, Magda Tagliaferro, Yehudi Menuhin, Hugh Ross, Mstislav Rostropovich, Michel Philippot, Kurt Masur, Dame Kiri Te Kanawa, Trio Beaux Arts, Ysaÿe Quartet e Le Poème Harmonique, entre muitos outros, brilharam nos palcos e classes do Festival.

Nas mais recentes edições, fizeram parte da programação os regentes Marin Alsop, Carlos Kalmar, Claudio Cruz, Giancarlo Guerrero, entre outros; os pianistas Nelson Freire, Ewa Kupiec e Nelson Goerner, o trompetista Ole Edvard Antonsen, os violoncelistas Antonio Meneses e Johannes Moser, os violinistas Boris Brovtsyn, Sarah Chang, Hagai Shaham, grupos como Aulus Trio, Trio Smetana e muito mais.

Além da apresentação em concertos, esses grandes artistas também fazem parte da programação pedagógica do Festival, dando aulas e masterclasses a jovens músicos. Anualmente, estudantes de música de diferentes partes do mundo – sobretudo do Brasil, América Latina e América do Norte – escolhem o Festival de Campos do Jordão para se aperfeiçoarem. Renomados artistas brasileiros foram bolsistas em edições anteriores e reconhecem a importância do Festival no caminho para a profissionalização.

Hoje, o Festival tem público direto de dezenas de milhares de pessoas. Por seus palcos passam mais de três mil artistas, e suas aulas são ministradas por mais de uma centena de músicos do primeiro escalão mundial.

O Festival de Campos do Jordão é uma realização do Ministério da Cidadania, do Governo de Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Fundação Osesp. Por meio da Fundação, o evento tem com Marcelo Lopes na Direção Executiva, Arthur Nestrovski na Direção Artística e Produção Executiva de Alessandra Cimino. Fabio Zanon é o Coordenador Artístico-Pedagógico do Festival de Inverno. A edição de Verão, que acontece em janeiro e fevereiro de 2022, tem Mônica Salmaso e Clarice Assad como Curadoras Artísticas e Ricardo Bologna e Daniel D’Alcantara como Coordenadores Pedagógicos.

O Festival de Campos do Jordão, reconhecido como o maior evento de música clássica da América Latina, passa, a partir de 2022, a acontecer também no Verão — além de manter a tradicional agenda artístico-pedagógica no Inverno, em julho — e terá um novo formato. Ao longo de três semanas, entre 22 de janeiro e 13 de fevereiro, o 1º Festival de Verão de Campos do Jordão oferecerá mais de 50 apresentações musicais divididas em dois eixos (Música Popular Instrumental e Música Erudita Contemporânea), além de contar com um núcleo pedagógico em formato original, pensado para contemplar as particularidades destes diferentes campos artísticos.

Os concertos acontecerão em três palcos: no recém-criado Parque Capivari (onde ocorrem a abertura e o encerramento do Festival), no Palácio Boa Vista e no tradicional Auditório Claudio Santoro, localizado no Museu Felícia Leirner. Depois do sucesso das transmissões ao vivo inauguradas no 51º Festival de Inverno, em julho de 2021, a edição de Verão seguirá com os concertos exibidos no YouTube do evento e também na plataforma #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Serão ao todo 22 apresentações, que poderão ser acompanhadas gratuitamente pelos canais digitais.

O 1º Festival de Verão de tem direção executiva de Marcelo Lopes, direção artística de Arthur Nestrovski, curadoria artística de Mônica Salmaso (Música Popular Instrumental) e Clarice Assad (Música Erudita Contemporânea), e coordenação artístico-pedagógica de Daniel D’Alcantara (Música Popular Instrumental) e Ricardo Bologna (Música Erudita Contemporânea).

Com este novo formato, o Governo do Estado de São Paulo busca ampliar este já tradicional evento — tanto no que diz respeito à época de sua realização, potencializando a capacidade turística do Vale do Paraíba, quanto a seu aspecto conceitual, abraçando linguagens e formatos musicais explorados com menor frequência no Festival de Inverno (que em 2022 chegará à 52º edição).

O eixo de Música Popular Instrumental tem curadoria da cantora paulistana Mônica Salmaso, reconhecida como uma das grandes intérpretes da MPB. Nomes como Paula Lima (que abre o evento ao lado da SP Big Band, dia 22/01), João Bosco, Sujeito a Guincho, Mestrinho, Guinga, João Camarero, Cristóvão Bastos, Thiago Amud, Dori Caymmi e André Mehmari (com participação da própria Mônica Salmaso) estão entre as apresentações programadas para o Auditório Claudio Santoro e o Parque Capivari.

A cantora, compositora e instrumentista carioca Clarice Assad (radicada em Chicago), um dos grandes expoentes da música de concerto dos dias de hoje, é a responsável pelo eixo de Música Erudita Contemporânea do Festival. Entre as atrações escaladas por ela estão a cantora indiana Varijashree Venugopal; o norte-americano Derek Bermel (compositor convidado desta edição) com o Trio Arquè; os conjuntos Percorso Ensemble, Desvio, Martelo e São Paulo Chamber Soloists; o violonista Fábio Zanon; e Arrigo Barnabé, que apresenta no Festival um show comemorativo de seus 70 anos de idade.

A SP Big Band e o Percorso Ensemble serão os grupos residentes deste 1º Festival de Verão de Campos do Jordão, com atuação distribuída entre concertos, aulas e masterclasses. Todas as apresentações seguirão respeitando rigorosamente os protocolos de segurança e saúde, bem como as restrições em vigor na cidade.

Festival de Verão
Desde 2022, o Festival de Campos do Jordão passa a acontecer também no Verão — além de manter a tradicional agenda artístico-pedagógica no Inverno, em julho — e com um novo formato. Na 1ª edição, ao longo de três semanas, entre 22 de janeiro e 13 de fevereiro, ofereceu mais de 50 apresentações musicais divididas em dois eixos (Música Popular Instrumental e Música Erudita Contemporânea), além de contar com um núcleo pedagógico em formato original, pensado para contemplar as particularidades destes diferentes campos artísticos.

Festival Coral
O Festival Coral de Campos do Jordão contou com duas edições (2014 e 2015), que antecederam o Festival de Inverno de Campos do Jordão nestes anos. Neles, foram oferecidas quase 60 bolsas de estudo, sendo seis vagas destinadas para o curso de Regência Coral e cinquenta para o curso de Canto Coral. Podiam ser inscritos alunos brasileiros e estrangeiros (em situação regular e com residência fixa no Brasil ou qualquer país da América Latina) com idade entre 18 e 35 anos.