A grande final do Prêmio Anna Laura de Música Antiga reuniu os quatro grupos finalistas — Duo Ipê, Quarteto Remus, Trio Aura e DuoElo Barroco — em recitais intimista na Sala São Paulo, com a plateia no palco e transmissão ao vivo.
Terminadas as apresentações, o júri, composto por grandes nomes da Música Antiga – Derek Tam, Jesse Rodin, Maria Cristina Kiehr e Rosana Lanzelotte -, anunciou os vencedores:
Em terceiro lugar, o Trio Aura, integrado por Samara Teixeira Gama (violino), Victor Romero Pinho (violoncelo) e Hanon Guy Lima Rossi (cravo), fará um recital no sábado, 19, na Capela do Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão, além de receber a premiação em dinheiro, de 3 mil reais.
O segundo lugar foi atribuído a dois grupos, em empate técnico. O Quarteto Remus — com Mariana de São Justo Brito (clarinete e clarone), Rômulo de Assunção Rondon Mello, Samuel Queiros Santos e Arthur Pereira Gomes (clarinetes) — e o DuoElo Barroco, com Júlia VaNagaoelos Abdalla e Angelo Nagao da Silva Francisco (flautas doces), dividirão a premiação em dinheiro. Ambos se apresentarão no domingo, 20 de julho, no Auditório Claudio Santoro, e participarão do Berkeley Early Music Festival Fringe, nos Estados Unidos, em 2026.
A cerimônia contou com a presença de Fabio Zanon, coordenador artístico-pedagógico do Festival, Rogério Zaghi, coordenador pedagógico, e Rudi Fischer, idealizador do Prêmio. Os organizadores destacaram a importância de iniciativas como essa na formação dos músicos e no reconhecimento e projeção da Música Antiga.
___
O Prêmio Anna Laura de Música Antiga – PALMA, é uma correalização da Associação Anna Laura, da Fundação Osesp e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. O Palma é uma atividade paralela ao 55º Festival de Inverno de Campos Jordão.