55º Festival chega ao fim com premiações

55º Festival chega ao fim com premiações

O Festival de Inverno de Campos do Jordão encerrou sua 55ª edição premiando seis jovens bolsistas que se destacaram ao longo do mês. Os prêmios são um reconhecimento ao talento e à dedicação de artistas que despontam na nova geração da música de concerto no Brasil.

O destaque foi o pianista Matheus Oshiro, de 19 anos, vencedor do Prêmio Eleazar de Carvalho, principal honraria do Festival. Matheus receberá uma bolsa mensal de US$ 1.400 por um período de até nove meses para realizar estudos no exterior, além da cobertura de todas as despesas de traslado. Com trajetória já marcada por 13 prêmios em concursos nacionais e internacionais, Oshiro – que é ex-aluno da Emesp – cursa o Artist Diploma da École Normale de Musique de Paris, sob orientação de Olivier Gardon, e também se aperfeiçoa no Conservatório da Cidade de Paris, com Elena Rozanova.

Outros cinco alunos foram contemplados em duas categorias distintas:

Prêmio Academia de Música da Osesp
Recebem bolsas de estudos para aperfeiçoamento, pelos próximos dois anos, no Curso Técnico da Academia de Música da Osesp:

Leonardo Oliveira de Lima — contrabaixo
Kauã Requena — trompete

Prêmio Recital no 56º Festival
Ganham a oportunidade de se apresentar na edição de 2026 do Festival:

Christian Gabriel dos Santos — viola
Lucas de Souza Espírito Santo — trompete
Leonam Henrique Reis da Silva — clarinete

A cerimônia de premiação coroou um mês de intensas atividades artísticas e pedagógicas que movimentaram Campos do Jordão e a capital paulista ao longo do mês de julho.

A 55ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão tem o patrocínio de Sabesp, Itaú, Yelum Seguradora e Toyota, e apoio de UNISA, Minalba e CAS Tecnologia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Paulo Gustavo. Parceiro de Mídia: Folha de São Paulo. Apoio institucional: Emesp Tom Jobim e Prefeitura Municipal de Campos do Jordão. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.

Fique por dentro e receba as novidades do Festival