CONHEÇA A FUNDAÇÃO OSESP

Festival de Inverno Campos do Jordão

O Festival

50ª Edição


O Festival de Internacional de Inverno de Campos do Jordão comemora sua quinquagésima edição, crescendo em maturidade e experiência, mas sempre com um espírito de renovação. Afinal, nada melhor do que a música para expressar a vibração dos jovens instrumentistas, vindos de diversas partes do Brasil e do mundo, que se reúnem a cada novo Festival, para participar de uma intensa convivência com os professores e artistas da programação, além de interpretarem obras importantes do repertório de concerto e aperfeiçoarem-se com excelência em seu ofício.

 

Em sua longa trajetória, o Festival de Inverno de Campos do Jordão, reconhecido como o maior festival de música clássica da América Latina, tem levado aos espectadores obras sinfônicas, camerísticas e corais para todos os gostos e plateias, proporcionando sempre uma programação musical de qualidade nas tradicionais férias de inverno de Campos do Jordão, do interior e da capital paulista.

 

Para celebrar essa história, grandes atrações estão programadas, de 29 de junho a 28 de julho, nas cidades de Campos do Jordão e de São Paulo, reunindo prestigiados solistas e grupos nacionais e internacionais, e especialmente os grupos do Festival, formados pelos bolsistas dessa edição – a Orquestra do Festival, a Camerata do Festival e o Grupo de Música Antiga do Festival.

 

Como novidade, o 50º Festival de Inverno de Campos do Jordão terá dois eixos: Clássico e Sinfônico Popular. O programa clássico tem a curadoria da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, e o programa de concertos na linha popular-sinfônico tem a curadoria da Orquestra Jazz Sinfônica, que assim como a Osesp, é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

 

Entre as atrações, destaque para o barítono Paulo Szot, os pianistas Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Jean-Louis Steuerman, e os regentes Alexander Liebreich, Giancarlo Guerrero e Neil Thomson. Na música sinfônica, participam a Osesp, a Filarmônica de Goiás e a Orquestra Sinfônica do Paraná, entre outras orquestras convidadas. E, entre os artistas populares, destaque para Francis Hime, Lenine, Carlinhos Brown, Diogo Nogueira, Spok, Toquinho, Fafá de Belém, Mônica Salmaso e Nelson Ayres.

 

O 50º Festival de Inverno de Campos do Jordão apresentará mais de 100 concertos – a maioria gratuitos –, realizados tanto nos palcos de Campos do Jordão (Auditório Claudio Santoro, Praça do Capivari, Espaço Cultural Dr. Além, Palácio da Boa Vista, Capela do Palácio, Igreja de Santa Terezinha e Hotel Toriba), quanto da capital paulista (Sala São Paulo).

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO DO FESTIVAL
Novamente concentrado na Sala São Paulo, o núcleo pedagógico recebe 199 bolsistas (193 já aprovados e até seis alunos de regência, que ainda passarão por uma prova final). Os jovens estudantes participarão de aulas e ensaios diários com mais de 50 professores brasileiros e estrangeiros, além de integrar os diversos grupos do Festival, apresentando-se na programação musical do evento ao longo de todo o mês de julho.

 

PRÊMIOS E BOLSAS
Prêmio Eleazar de Carvalho contemplará o/a bolsista que mais se destacar nessa edição, concedendo a ele/a uma bolsa de US$ 1.400 mil (um mil e quatrocentos dólares) mensais para estudar por um período de até nove meses em uma instituição estrangeira de sua escolha, além de ter cobertas as despesas de translado entre o Brasil e o exterior. A Fundação Osesp poderá premiar outros bolsistas que se destacarem durante as atividades, a definir.