CONHEÇA A FUNDAÇÃO OSESP

Festival de Inverno Campos do Jordão

O Festival

49ª Edição


Prepare-se! Vem aí mais um Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. A 49ª edição acontece de 30 de junho a 29 de julho de 2018, com diversos concertos em Campos do Jordão e na capital paulista, além de vagas para  até 200 bolsistas no núcleo pedagógico (Sala São Paulo). 

EDIÇÃO 2018 OFERECE ATÉ 200 BOLSAS E APRESENTA DIVERSOS CONCERTOS

48º Festival de Inverno de Campos do Jordão, que acontece de 30 de junho a 29 de julho de 2018, promove uma intensa programação pedagógica e artística, com apresentações nos palcos da cidade de Campos do Jordão (Auditório Claudio Santoro, Praça do Capivari, Capela do Palácio Boa Vista e Igreja de Santa Terezinha), e na capital paulista (Sala São Paulo e Sala do Coro).

Maior evento de música clássica do país, o Festival traz ao público uma série de concertos sinfônicos e de câmara – a maioria gratuitos –, com a participação de prestigiados artistas nacionais e internacionais, além dos grupos do Festival, formados pelos bolsistas – a Orquestra do Festival, a Camerata do Festival e o Grupo de Música Antiga do Festival –, além das apresentações de câmara com professores e alunos.

ABERTURA OFICIAL DO FESTIVAL E CONCERTOS DA OSESP

abertura oficial do 49º Festival de Inverno de Campos do Jordão será no dia 30/06 (sábado), no Auditório Claudio Santoro, com um concerto da Osesp sob a regência de sua diretora musical e regente titular Marin Alsop. 

NÚCLEO PEDAGÓGICO DO FESTIVAL

Ao longo de quatro semanas, de 02 a 29 de julhotodas as atividades do núcleo pedagógico estarão concentradas na Sala São Paulo, na capital paulista, que, pelo quarto ano consecutivo disponibiliza aos bolsistas toda a excelência da estrutura sede da Osesp para a realização de aulas, masterclasses e ensaios. Já as atividades de performance acontecerão na cidade de Campos do Jordão, na Sala São Paulo e nas demais salas do Complexo Júlio Prestes.

Além de assistirem as aulas de seus instrumentos, os alunos se apresentam ao longo de toda a programação artística do Festival, integrando a Orquestra do Festival, a Camerata do Festival, o Grupo de Música Antiga do Festival e os grupos de câmara, nos quais têm a oportunidade de tocar junto com seus professores.

O Festival oferece até 200 bolsas de estudo no total (sendo 126 integrais e 74 parciais), distribuídas em Orquestra: 120; Camerata: 50; Piano: 12; Violão: 12; Regência: 6. Os alunos com bolsa integral terão hospedagem, transporte e alimentação totalmente subsidiados pelo evento. A definição de bolsa integral ou parcial se dará mediante classificação.

Os cursos compreendem aulas de instrumentos que integram os naipes da orquestra sinfônica, além de violão, piano e regência. 

PRÊMIOS E BOLSAS

Prêmio Eleazar de Carvalho, oferecido pela Secretaria Estadual de Cultura, por intermédio da Fundação Osesp, contemplará o/a bolsista que mais se destacar nessa edição, concedendo a ele/a uma bolsa de US$ 1.400 mil (um mil e quatrocentos dólares) mensais para estudar por um período de até nove meses em uma instituição estrangeira de sua escolha, além de ter cobertas as despesas de translado entre o Brasil e o exterior.

A Fundação Osesp poderá premiar outros bolsistas que se destacarem durante as atividades, a definir.