CONHEÇA A FUNDAÇÃO OSESP

Festival de Inverno Campos do Jordão

Artistas e Professores

Artistas e Professores


José Arion Liñarez

Fagote

Nascido em Barquisimeto, Venezuela, Arion Linarez começou os estudos musicais aos 12 anos na Escola de Música Blanca Estrella, de Mescoli. Aos 14 decidiu estudar fagote por iniciativa própria, sendo orientado pelo professor Ramón Merchan e posteriormente por Omar Ascanio, solista da Orquestra Simón Bolívar.
Movido pela sonoridade versátil do instrumento, deu os primeiros recitais e concertos ainda muito jovem. Daquela época, destaca-se o Concerto em mi menor de Vivaldi com o grupo Jovens Arcos da Venezuela. Após este, realizou extensa atividade orquestral juvenil, que o levou ao primeiro trabalho profissional com a Orquestra Gram Mariscal de Ayacucho, liderada pelo maestro Rodolfo Saglimbenivar.
Participou de festivais de música como os de Tanglewood (Boston), Sarasota (Flórida), Aspen (Colorado), Music Academy of the West California, Frutillar (Chile) e Scleshwig Holstein (Alemanha). Em 1993, recebeu bolsa de estudos da Fundación Gran Mariscal de Ayacucho e da Universidade Carnegie Mellon, de Pittsburgh (EUA), onde estudou com Nancy Goeres. Após ser premiado em música de câmara pela Sociedade de Concertos de Pittsburgh, ficou em segundo lugar no Concurso de Música de Câmara da Universidade Carnegie Mellon e em primeiro lugar no Concurso Jovens Solistas da Sinfônica Juvenil de Pittsburgh. Foi ainda solista de orquestras como as sinfônicas de Los Llanos (Venezuela), de Wheeling, Carnegie Mellon, Westmoreland (EUA) e, em 2002, da Orquestra Sinfônica da Universidade de Serena, no Concerto para Fagote e Orquestra de Mozart, sob regência de Celso Torres Mora.
Arion Linarez foi instrutor das madeiras da Fundação de Orquestras Juvenis e Infantis do Chile e fagote solista da Orquestra Sinfônica do Chile, antes de se tornar fagote solista da Osesp.

Este artista se apresenta no dia 8 de julho.  Confira a programação completa.

Voltar