Menu Mobile CONHEÇA A FUNDAÇÃO OSESP

Festival de Inverno Campos do Jordão

Festival de Inverno Campos do JordãoFestival de Inverno Campos do Jordão

Artistas e Professores

Artistas e Professores


Cristovão Bastos

Piano

Cristovão Bastos (compositor, pianista e arranjador) nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1946. Estudou teoria musical e acordeom desde cedo, formando-se aos 13 anos, quando iniciou sua carreira, tocando em bailes com a banda de “Creso Augusto”. Sua estreia como pianista foi aos 17 anos, numa boate em Cascadura, subúrbio do Rio de Janeiro. Foi um dos fundadores da Banda Black Rio, participando de sua primeira formação e do primeiro disco Maria Fumaça em 1976. No mesmo ano participou como solista, juntamente com flautista Copinha, do disco Memórias Chorando de Paulinho da Viola.  

Parceiro de grandes nomes como Chico Buarque — com quem compôs Todo o sentimento e Tua cantiga —, Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Luciana Rabello e Abel Silva. Cristovão criou e assinou arranjos para discos e shows de Nana Caymmi, Edu Lobo, Elza Soares, Emílio Santiago, Fafá de Belém, Gal Costa, Nelson Gonçalves, Paulinho da Viola, Ângela Maria, Chico Buarque, entre outros.  

Em seus 50 anos de carreira, Cristovão recebeu 11 prêmios. Lançou dois discos solo, o primeiro Avenida Brasil, em 1997 e o segundo Gafieira Suburbana, em 2008, contendo composições suas.  Em 2019, gravou e lançou o álbum Espelho em parceria com Maury Buchala, pelo selo Sesc SP. E em julho de 2020, lança o disco em duo Cristovão Bastos e Rogério Caetano, pelo selo Biscoito Fino. 

Voltar