Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Menu Mobile CONHEÇA A FUNDAÇÃO OSESP

Festival de Inverno Campos do Jordão

Festival de Inverno Campos do JordãoFestival de Inverno Campos do Jordão

Artistas e Professores

Artistas e Professores


Alexandre Rosa

Professor de Contrabaixo

Contrabaixo


Alexandre Rosa é músico da Osesp, Orquestra com a qual tocou em renomadas salas de concerto, como Lincoln Center de Nova York, Royal Albert Hall de Londres, Musikverein e Konzerthaus de Viena, Concertgebouw de Amsterdã, Chatelet e Pleyel de Paris, Philharmonie de Berlim, de Colônia e de Varsóvia, Palau da Música de Barcelona, Colón de Buenos Aires, National Center for Performing Arts de Pequim, entre outras.

Doutor em Música-Performance pelo Instituto de Artes da da Universidade Estadual de São Paulo (IA-Unesp), e com graduação em Música-Instrumento pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), tem entre suas principais pesquisas a de técnicas estendidas, que resultou no CD BASS XXI (2013) e na publicação, pela Editora Unesp, do livro Técnicas Estendidas do Contrabaixo no Brasil- Revisão de Literatura, Performance e Ensino (2014).

Foi fundador e Diretor Artístico da Orquestra de Câmara Engenho Barroco, com a qual realizou gravações de música colonial brasileira do acervo de Mariana (MG).

Entre seus trabalhos atuais constam criações musicais para grupos de teatro e dança. Alexandre já atuou ao lado de Antônio Fagundes, Antônio Petrin e Cacá Carvalho em A História do Soldado, sob a direção de Ulisses Cruz; Contrabass in Concert, com atuação e direção de Sérgio Mamberti; Cicatrizes, cena/monólogo sob a direção de Nelson Baskerville, e Shakuntala, com Marilyn Nunes e produção do Oposto Teatro Laboratório. Seu mais recente trabalho na área é a montagem do espetáculo Infância, com o ator Ney Piacentini e sobre texto de Graciliano Ramos.

Voltar